quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Artes Plásticas nos altos do Mercado


Na última quinta-feira de novembro, os altos do Mercado viraram atelier de arte. Com cenário montado, tela e tinta na mão, o artista mineiro Golb Carvalho pintou a modelo Thays Pires Leão no terraço III. O público do Mercado pôde acompanhar a criação da obra, que vai ter metade de seu valor destinado a uma ação social.


Foi uma tarde inteira de artes plásticas no segundo piso do Mercado. Golb pintou a modelo Thays Pires Leão, conhecida no MMA como "musa do octógono , num quadro com tratamento impressionista, segundo informa o criador. A ação fez parte do aniversário de 12 anos da revista South Star, e teve apoio cultural da Brasmed. Para Golb, acostumado a pintar em locais públicos, a troca com as pessoas que passam faz a pintura em público algo diferente. Na verdade, é uma performance de pintura", aponta. Golb já pintou nos mercados de Belo Horizonte, Fortaleza e Curitiba - tem preferência por locais que aglomeram pessoas, como mercados e shoppings. "No mercado é bom porque o público é eclético. Tem da pessoa mais simples, que nunca viu um artista pintar, à pessoa que entende, ja viu, e conhece a arte. Isso é que é importante. Porque aqui eu agrego valores de A a Z", diz.

Iniciativa artística

Os trabalhos de Golb com modelo vivo em locais públicos geralmente têm metade da arrecadação destinada a ações sociais. "Perdi mãe e pai com câncer, então quando eu faço algum trabalho fora, a convite de alguma empresa, ja aviso: a obra sendo vendida ou arrematada em leilão, 50% do valor tem que ir para uma instituição que cuide de crianças ou idosos com câncer", diz o artista, que tem essa iniciativa há mais de 15 anos. "A ideia é essa. Além de divulgar a arte", finaliza. A pintura está a vida de Golb desde os 14 anos, e ele dedica-se somente às artes desde os 20. Golb percorre diferentes tipos de expressão artística: estudou e já fez teatro, dança classica, canto e atuação em TV. Atualmente dedica-se às artes plásticas, e tem seu atelier em Petrópolis/RJ, onde faz exposições e produz eventos de pintura ao vivo.

Fonte: Jornal do Mercado, nº 57, dezembro de 2012, Foto e reportagem Letícia Garcia (estagiária), sob coordenação do jornalista responsável Fabrício Scalco

Ação idealizada e produzida por Adilson Di, da intersetorial.com
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e identifique-se